Criminosos visam objetos de valor fixados nos jazigos.
Prefeitura comentou o caso.
Entrada do cemitério São Pedro, no Bairro Osvaldo Rezende, em Uberlândia TV Integração/Reprodução Pessoas que visitam o Cemitério São Pedro, em Uberlândia, reclamam de constantes furtos de peças fixadas nos jazigos de familiares e pedem mais segurança.
A Prefeitura comentou o caso.
De acordo com o aposentado Oswaldo Bomfim, que costuma ir ao local com frequência, é comum encontrar jazigos vandalizados e com peças faltando.
Em 2019, criminosos furtaram uma estátua de bronze de mais de 15 quilos da sepultura da família dele.
"Não foi tomada nenhuma providência até onde eu sei.
As câmeras não funcionam, as cercas elétricas estão caindo e também não funcionam.
Os criminosos conseguem pular e vão continuar se o administrador do cemitério não tomar uma providência", afirmou o aposentado.
Segundo o secretário de Serviços Urbanos de Uberlândia, João Batista Júnior, um projeto para instalação de concertinas em toda a extensão do muro que cerca o cemitério foi criado, porém, a empresa vencedora não executou o serviço.
"A vencedora foi contratada, porém, devido à pandemia houve o aumento dos custos dos insumos e por problemas financeiros na empresa, ela não conseguiu executar o contrato.
No entanto, já iniciamos novo processo licitatório para a instalação do equipamento de segurança no entorno do local", justificou.
Quanto à instalação de câmeras de monitoramento, o chefe da pasta informou que, por enquanto, o assunto não está em pauta.
Para proteger os jazigos, o cemitério conta com agentes patrimoniais, que recebem apoio de rondas policiais.
"Nós temos os agentes patrimoniais, que passam durante toda a noite ali pelo cemitério, mas o local é muito grande, e quando a pessoa quer cometer um crime, acaba dando um jeito.
Para inibir isso, além dos agentes nós temos o apoio da Polícia Militar (PM), que faz rondas constantes ao redor da área”, concluiu João Batista.
Túmulos no cemitério São Pedro em Uberlândia TV Integração/Reprodução
Publicada por: RBSYS
Copyright © 2024 REDE NHC. Todos os direitos Reservados.