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Pulo de amor: ‘Ame seu vizinho como a você mesmo’

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Pulo de amor: ‘Ame seu vizinho como a você mesmo’

Entre os muitos mandamentos explicados na porção da Torah desta semana, encontramos a frase onipresente do amor fraternal. “Ame seu vizinho como a você mesmo” (Lv 19:18) encontrou seu caminho, em formas variadas, nos códigos morais de uma série de culturas e civilizações.

O que é interessante, no entanto, são as frases que precedem essa exortação: “Você não se vingará, e você não suportará ressentimento contra os membros do seu povo; você amará seu vizinho como você mesmo – eu sou Hashem.”

Rashi cita o Talmud em Yoma sobre as diferentes formas de ressentimentos: Se Reuven diz a Shimon “me empreste sua foice”, e Shimon responde: “Não!” E no dia seguinte, Shimon diz a Reuven: “Empreste-me seu machado”, e Reuven retorma: “Eu não vou emprestar a você, assim como você se recusou a me emprestar sua foice” – isso é se vingar. “Suportando um rancor”. No entanto, é: se Reuven disser a outra, “me empreste o seu machado”, e ele responde “não!” E no dia seguinte ele diz para ele: “Empreste-me sua foice”, e Reuven responde “aqui está; eu não sou como você, porque você não me emprestaria “isso também está com rancor porque ele retém a inimizade em seu coração, embora ele não se vingue”.

A estranha justaposição parece um pouco difícil de compreender. Por que a Torah nos avisaria contra a vingança, um ato que é certamente cheio de malícia e má vontade, e então nos ordenará amar nosso irmão como a nós mesmos? Certamente aquele que quer que a vingança não esteja pronta para levar esse grande salto, desde raiva cheia de rancor ao mais alto nível de amor fraternal?

A Torah não deveria terminar as exortações com o fundamento da reconciliação fraterna? Ela não está pedindo ao potencial vingador para amar o objeto de sua raiva como ele mesmo e pedindo demais?

Rabino Elchonon Wasserman, o Rosh Yeshiva do Baranovitch Yeshiva, visitou os Estados Unidos na última parte da década de 1930 para levantar fundos para sua Yeshiva. Infelizmente, ele teve um impacto maior na América do que a América fez feita em sua Yeshiva, e os fundos levantados não ajudam muito. Reb Elchonon voltou a uma Polônia nublada pela escuridão da guerra para estar com seus alunos para o pesadelo que se seguiu. Os nazistas mais tarde o assassinam junto com seus alunos em Kovno (Kaunus) no gueto.

Enquanto ele estava nos Estados Unidos, ele foi acompanhado por estudantes jovens e entusiasmados, meu pai entre eles, que se sentiram privilegiados para ajudar o grande sábio em seus esforços.

Uma vez, um estudante o trouxe para visitar um homem rico que tinha uma reputação filantrópica. O Bachur estava confiante de que a reunião seria bem-sucedida. Infelizmente, as expectativas provaram-se infrutíferas e Reb Elchonon e o aluno foram conduzidos à porta de saída, de mãos vazias.

O jovem saiu da casa e sentou-se nos degraus da mansão completamente desanimado. Reb Elchonon, que era bastante alto, inclinou-se a ele: “Por que você está tão chateado?” ele perguntou suavemente.

“Chateado? Por que eu não deveria estar chateado? Este homem tem a capacidade de apoiar toda a sua yeshiva por um ano, e ele nos enviou embora como se não tivesse a capacidade de dar nem um centavo!”

Reb Elchonon sorriu. “A Torah nos diz que Moshe foi dito para escolher Betzalel para construir o Mishkan. Vamos supor que Moshe entrou na rua e perguntou onde ele poderia encontrar Betzalel. Moshe foi informado de que Betzalel poderia ser encontrado no Bait Midrash. Ele entrou no Bait Midrash e perguntou a alguém: ‘Você é Betzalel?’ O homem disse não. Moshe deveria ficar chateado? Claro que não! Não é culpa do homem que ele não era Betzalel! Ele não nasceu Betzalel e seu trabalho obviamente não era o de Betzalel! Moshe foi para outro homem. Você é Betzalel? Mais uma vez o homem disse que não! Moshe deveria ficar zangado com ele? Mais uma vez, claro que não!

“Bem, meu filho”, continuou Reb Elchonon, “você não pode ficar chateado com ele! Ele não é apenas o homem que foi escolhido para ajudar!”

Talvez se possa explicar o versículo dizendo que não se pode ficar chateado quando o martelo – a ajuda – não é oferecido. Se o seu amigo não te deseja te ajudar no que você precisa, então este vizinho em particular não é, obviamente, o veículo, mensageiro ou shaliach para dar algo a você! Você não pode vingar esse fato!

Talvez seja por isso que a frase amar seu vizinho segue as exortações da Torah contra a vingança. Numa época em que você está desapontado, mesmo com raiva, de um amigo ou parente por não emprestar ou lhe dar um item, dê um passo para trás e pense. “Você está com raiva por não ter um martelo?”. Claro que não! Por que você deveria estar? Você não possui um martelo! Você não pode ficar com raiva de si mesmo se você não tiver o martelo! Se você não tem um martelo, você não pode se dar o martelo!

O pasuk (versículo) está nos dizendo. “Você não guardará rancor; você amará seu vizinho como você mesmo! Assim como você não guarda um rancor para não ter um martelo, não fique com raiva de qualquer outra pessoa. Afinal, eles obviamente não eram os escolhidos para dar algo a você! Então, da próxima vez que você estiver chateado com alguém por não ajudar você no que você mesmo não conseguiu, pense. Não se vingue ou abrigue má vontade. Trate seu vizinho como você teria tratado o culpado original da incapacidade e ame-o como a você mesmo!

Tradução: Mário Moreno

Por Rav. Mário Moreno, fundador e líder do Ministério Profético Shema Israel e da Congregação Judaico Messiânica Shema Israel na cidade de Votorantim. Escritor, autor de diversas obras, tradutor da Brit Hadasha – Novo Testamento e conferencista atuando na área de Restauração da Noiva.

*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Por que queremos o Messias?

Publicada por: RBSYS

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