Quão difícil é a vida! Uma frase que encontramos na boca da maioria esmagadora das pessoas, talvez para não dizer em todas. E realmente é, podemos dizer que a vida ela é complexa em sua essência e passaremos anos e anos tentando entendê-la, e posso afirmar de antemão que provavelmente não conseguiremos.
Certa vez no leito de morte, um pai entrega seu anel a seu filho com a seguinte frase escrita: “Vai passar”. Então olha para seu filho e diz: “Quando estiver passando por momentos de felicidade e de alegria, olhe para este anel, assim também quando estiver passando por momentos de extrema tristeza e angústia, olhe também para este anel e isso te trará uma certeza. Momentos bons passam, mas momentos ruins também passam, então diga para você mesmo: Isso vai passar”.
Ao longo de nossa vida encontraremos com muitos obstáculos, sejam eles situações, pessoas, medos, e se tem algo que precisamos entender é que precisaremos enfrentar cada um deles.
Em uma corrida com obstáculos o corredor pode saltar cada um, e até mesmo derrubar que ele não será penalizado, apenas terá sua velocidade reduzida, mas não pode contorná-los desviando deles, o enfrentamento é necessário.
Interessante que o Apóstolo Paulo usa de metáforas esportivas para falar a respeito da perseverança e continuidade do processo em nossa vida, veja este texto:
1 Coríntios 9:24-26 - Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar.
Nossa vida não é um jogo de tabuleiro, onde a cada derrota retrocedemos algumas casas, pelo contrário, mesmo diante das perdas, precisamos continuar avançando, olhando para Jesus e deixando para trás o que ficou. Conforme ele mesmo diz em Filipenses 3:13,14 - Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Algo muito valioso que aprendemos é que [..apesar de...] nossa vida continua, não podemos parar, não podemos retroceder, pois não temos como levantar ou consertar os obstáculos que foram derrubados ou destruídos, a corrida continua.
E então Paulo encerra dizendo em Filipenses 3:20,21 - Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.
E se podemos ter uma certeza é que mesmo em meio as aflições precisaremos ter bom ânimo, olhando sempre para as palavras de Jesus que nos deixa esta orientação em João 16.33 - Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. E NELE teremos PAZ.
“A vida é uma corrida de obstáculos; se você correr demais não verá com clareza os obstáculos a frente; se for muito devagar não terá o impulso para atravessá-los; encontre seu ritmo.” Diogo Matsumoto
Deus abençoe!
Alexandre Grego é Pastor, Bacharel em Teologia, Life Coaching, e escritor dos livros “Somos Flechas”, “E Urias?” e “Não existe família perfeita, existe família feliz”. Também é conferencista nas áreas de liderança e casais. Exerce sua atividade pastoral no Ministério Apostólico Koinonia, na cidade de Mogi das Cruzes/SP, é casado com a Pra. Marines Grego.
* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
Leia o artigo anterior: O empurrão amigo Publicada por: RBSYS
Copyright © 2024 REDE NHC. Todos os direitos Reservados.